Anatomia
Importância
A Anatomia Humana é a área que estuda a morfologia e a estrutura dos seres
humanos. O método mais eficiente é através da dissecação de cadáveres. O entendimento
da anatomia é base fundamental para todas as áreas da saúde (Medicina, Odontologia,
Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, etc.).
O cadáver proporciona uma formação que extrapola o conhecimento de Anatomia. A
proximidade com o cadáver é uma forma de perceber as limitações e de enfrentar a morte
como um fato da vida, o que é essencial para quem atua na área da saúde.
Na maior parte das universidades brasileiras, os cadáveres utilizados para
dissecação são, em sua maioria, corpos não reclamados, obtidos através de um complexo
processo, que acaba por restringir, significativamente, o número de corpos disponíveis para
estudo.
Histórico
Há tempos, a curiosidade do homem o fez questionar sobre o que havia abaixo da pele humana, como os órgãos estavam dispostos e saber sobre essa harmonia biológica capaz de sustentar a vida.
Muitos consideram que o estudo da Anatomia se iniciou em meados do século V a. C., no sul da Itália, por meio das mãos de Alcméon de Crotona, o qual realizava dissecações em animais a fim de projetar seus conhecimentos sobre à espécie humana. No entanto, apenas no século II a.C., foram registrados os primeiros estudos feitos em serem humanos, por meio de dissecações, que ocorreram em Alexandria, sob a autoria de Herófilo e Erasístrato.
Do século II a.C. até 1543, data da criação do primeiro Atlas de Anatomia, muitos pensadores se dedicaram ao estudo do corpo humano, dentre eles, Galeno foi um dos principais nomes. Pertencente à época do Império Romano, ele dedicava-se à dissecação animal a fim de descobrir certos mecanismos anatômico-fisiológicos em comum entre humanos e demais animais. Atuou como médico durante as batalhas entre gladiadores.
O estudo da Anatomia passou por muitos momentos, dentre avanços e regressos devido às liberações e proibições, respectivamente.
Foi durante o Renascimento o momento auge para a Anatomia. Influenciados pelo Classicismo, muitos artistas buscavam a perfeição nos traçados de suas obras. Para isso, era essencial que eles possuíssem o conhecimento mais detalhado e aprofundado do corpo humano. O nome mais conhecido por estudar, dentre outras áreas, a anatomia é Leonardo da Vinci. Alguns de seus esboços e obras são frutos de estudos de dissecação.
O primeiro Atlas de Anatomia, “De Humani Corporis Fabrica”, do médico belga Andreas Vesalius, foi um marco para o estudo de Anatomia.